Entre em Contato

Blog e artigos sobre design, desenvolvimento e tecnologia

Como instalar o Ubuntu nativamente no Windows 10 e rodar pelo terminal?

Desenvolvimento

Desde sua última atualização, em 2016, o Ubuntu pode ser instalado nativamente dentro do Windows 10 e trabalhado através de seu bash. Para que isso acontecesse, a Canonical e a Microsoft fizeram um acordo que gerou até certas piadinhas, sobre o quanto ele é aprofundado. O fato é que utilizar o bash do Ubuntu dentro do Windows ajuda muito desenvolvedores a realizarem certas atividades que antes necessitavam de programas de terceiros, como acesso SSH, SCP, funções como wget e apt-get, dentre outras. Este tutorial tem por objetivo ajudar aqueles que desejam usar o Linux profissionalmente, dentro do Windows, ou apenas experimentar o sistema do pinguim.

A primeira coisa que deve ser feita é colocar o Windows em modo desenvolvedor. Não se preocupe se você usa o Windows 10 Home, que ele também possui essa opção. Abra as Configurações do Sistema ou simplesmente digite “desenvolvedor”, na barra de buscas. Será necessário reiniciar o computaodr, após coloca-lo em Modo de Desenvolvedor.

Modo de desenvolvedor

Uma vez com o modo de desenvolvedor aberto, vá até o menu iniciar e digite “Ativar ou Desativar Recursos do Windows”. Você também poderá acessar essa tela a partir do Painel de Controles convencional (aquele que existe desde o Windows 98) e ir em Adicionar ou Remover Programas. A opção de recursos do Windows, será a primeira.

Procure pelo recurso: “Subsistema do Windows para Linux (Beta)”, marque, dê OK e aguarde ele fazer o download, algumas atualizações ativar o recurso.

Ativando Subsistema do Winodws para Linux

Agora basta você abrir o prompt de comando do Windows 10. Assim que o prompt abrir digite: “bash” (sem aspas), e ele iniciará o Download do Ubuntu (até então o 14, mas podem ter atualizado). É possível que ele peça para você confirmar algumas coisas (com sim ou yes), confirme tudo o que for necessário. O download poderá demorar um pouco, pois se trata de uma instalação completa do sistema, então tenha paciência ou uma boa conexão de internet.

Digitando bash no Terminal

Agora, sempre que quiser usar o terminal do Linux, simplesmente vá no menu iniciar e digite “bash”, dessa forma, ele já abrirá no terminal nativo. Particularmente, eu prefiro abrir o prompt de comando e digitar “bash” (sem aspas) e ele iniciará o Ubuntu já dentro da pasta atual do Windows (no caso, Usersnome_usuario. O Ubuntu fica ligado nativamnete no Windows, não se trata de uma máquina virtual, então todos os recursos são compartilhados e o acesso é direto.

Dica: caso você entre pelo BASH e queira entrar dentro do driver C:/ do Windows, digite “cd /mnt/c” (sem aspas) e você será encaminhado para o driver C:/.

Rodando o Bash do Ubuntu no Windows 10